Equipe do Cartório 2º Ofício inicia projeto inovador para ações do Cartório Amigo

No dia 25 de abril foram iniciados os preparativos para o Cartório Amigo, que ocorrerá no dia 10 de agosto em todos os cartórios de Mato Grosso. Devido a isso, a titular do 2º Ofício de Rosário Oeste, Velenice Dias de Almeida e Lima, aproveitou para fortalecer o elo com a sociedade rosariense e, com o apoio da OAB 4ª Subseção, foi criado o projeto “Histórias que as crianças contam”, inovador para a cidade, a qual possui uma grande deficiência de apoio a literatura nas escolas municipais.

O objetivo da iniciativa é entregar um livro para cada criança de todas as escolas do ensino básico do município para realizarem sua leitura e impactar as crianças com a seguinte pergunta: “Qual a mudança que esse livro trouxe em sua vida?”.

O intuito é promover o despertar a novas formas de pensar e se comportar, aumentar o conceito de cidadania, melhorar as relações familiares e criar uma visão de futuro mais assertiva a essas crianças. Também faz parte do projeto um concurso de redação que será promovido pelo Cartório do 2º Ofício de Rosário Oeste e pela 4ª Subseção da OAB-MT, representada pela advogada Ana Luiza Antunes Gomes, cujo regulamento será encaminhado aos professores para ampla divulgação.

“Acredito, sinceramente, que a melhor forma de empoderamento é a leitura. Não tenho como expressar em palavras meu sentimento de alegria e gratidão pela concretização desse sonho. A primeira ação foi entregar livros literários para cerca de 20 alunos da escola Arthur Borges, em comemoração ao Dia do Livro Infantil. Ali, já verificamos a alegria e o brilho nos olhos das crianças. Naquele momento, tivemos certeza que estávamos no caminho certo. Eles ficaram super felizes e já queriam começar a ler. Não queriam nem tirar foto”, disse Velenice Dias.

De acordo com a advogada Ana Luiza, o projeto é resultado de inúmeras conversas com Velenice Dias, que sempre desejou fazer algo para motivar crianças e adolescentes para a leitura. “Nós da 4ª Subseção a convidamos para proferir palestra no dia da mulher sobre empoderamento e ela falou da importância da leitura na sua vida e na sua profissão. Pouco tempo depois, Velenice recebeu uma moção de aplausos pela Câmara Municipal de Rosário e o discurso legislativo concluíra assim: ‘Queriam que ela fosse do lar, mas ela ERA DO LER – Cora Coralina”. Não tive mais dúvida. Esse teria que ser o foco do nosso projeto”.

Ela sugeriu que as crianças trocassem os livros quando terminassem de ler, onde todos teriam acesso a todas as histórias. “Com a leitura é possível você viajar o mundo todo e inclusive escolher a sua profissão para o futuro”, finalizou a advogada.

As doações continuam pelas escolas de ensino básico e o concurso de redação está aberto para todos os alunos das escolas públicas de Rosário Oeste até o 9º ano. A premiação ocorrerá no dia do Cartório Amigo (10 de agosto), na praça central de Rosário Oeste.

Se você deseja participar desta campanha com a doação de livros, basta entregá-los no Cartório do 2º Ofício e no escritório AG Advocacia, ambos na Rua Marechal Floriano Peixoto, Centro, Rosário Oeste.

Fonte: AgoraMT
Tecnologia do Blogger.