Governo alerta municípios sobre risco de contaminação de variação grave do vírus da dengue

Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação.
O governo de Mato Grosso emitiu um alerta a todos os municípios do estado para a identificação do vírus DEVN-2, um tipo de dengue que evolui rapidamente e pode levar a óbito. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o vírus já circulou no estado em 2011.

A época, houve bloqueio epidemiológico, que evitou uma epidemia.

Apesar da contenção, existe um risco de reinfecção da doença e surgimento de casos mais graves, especialmente em crianças.

A orientação é para que os profissionais de saúde dos municípios notifiquem todos os casos suspeitos de dengue, chicungunha e vírus da zika.

Segundo o governo, os casos considerados suspeitos apresentam febre alta por até sete dias, acompanhada, de pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, cefaleia, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária, prostração, exantema.

FONTE: G1 MT

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.