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Você sabia que ficar de pernas para o ar pode ser extremamente benéfico para sua saúde? É verdade e especialistas super indicam: deitar-se na horizontal e apoiar as pernas em uma parede ou um sofá durante aproximadamente 15 minutos ao dia pode ser um truque valioso na sua saúde. Quer entender como? Vem com a gente:

Como assim “de pernas para o ar”?

Sim, é exatamente isso que você leu! A dica parece boba mas os efeitos são reais, sabe por quê? Ao ficar com as pernas levantadas, a circulação sanguínea é estimulada, o que já ajuda horrores a prevenir as famosas varizes, melhora o sistema linfático e ainda promove uma sensação de relaxamento que vale ouro de vez em quando, né?

E saca só como é simples: sempre que tiver um tempinho livre, deite-se de barriga para cima, de preferência sob alguma superfície confortável — como um tapetinho de yoga! — e estique suas pernas apoiadas na parede. Cerca de 20 minutos já são suficientes!

A prática é tão tranquila que pode ser realizada até por gestantes ou pessoas com problemas de coluna, só não se preocupar em ficar com as pernas em um ângulo de 90 graus. Quando mais confortável para você, melhor!

Ok, mas quais são os benefícios?

Ficar com as pernas levantadas ajuda o sangue no caminho de volta ao coração, e isso acontece pois o sangue é bombeado para todo o corpo com bastante força, mas possui dificuldade para retornar, já que a direção da volta é de baixo para cima. É aí que a gravidade entra para ajudar!

Alguns benefícios de elevar as pernas:

  1. Previne surgimento de varizes: com as pernas levantadas, o fluxo de sangue é aliviado, e faz com que a pressão dentro dos vasos sanguíneos diminua;
  2. Alivia a sensação de pernas cansadas: elevar as pernas estimula a circulação sanguínea e ajuda a eliminar o inchaço e a sensação de cansaço na região;
  3. Diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos: a melhora da circulação do sangue é um benefício de todas as posições que deixam a gravidade agir ao contrário;
  4. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés: colocar as pernas para o alto favorece o movimento dos fluidos e fará com que a força da gravidade desinflame as áreas problemáticas;
  5. O cansaço provocado pelo uso de salto alto desaparece: saltos causam sensação de cansaço por conta da distribuição incorreta do peso sobre os músculos, e se beneficiam das mudanças na posição do corpo e ajustes no fluxo circulatório;
  6. Melhora a digestão: devido à liberação do sangue nas pernas, o fluxo sanguíneo para os órgãos internos aumenta, o que ajuda no tônus dos músculos que dependem dos movimentos do intestino para “empurrar” a comida digerida;
  7. O sono fica melhor e mais profundo: graças à melhora da circulação sanguínea o cérebro fica mais oxigenado, o que favorece no sono;
  8. Analgésico natural: essa posição pode trazer alívio em diferentes situações de dor física, como dores menstruais, câimbras, dores de cabeça etc;
  9. Alongamento da parte de trás do corpo: essa postura permite esticar os músculos das costas sem esforço;
  10. Alívio do estresse e ansiedade: essa prática pode melhorar a respiração, ajudar no relaxamento da mente e das pernas, além de garantir uma noite de sono melhor.


FONTE: MYBEAUTY
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