Chamas atingiram a área do Parque na madrugada desta quinta-feira (5) — Foto: SESC Pantanal
Um incêndio em uma região de morros se alastrou e atingiu o Parque Serra Azul, região de Nobres e Rosário Oeste, a 151 km de Cuiabá, na madrugada desta quinta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início no domingo (1º), numa área de proteção ambiental e acabou avançando.

Ainda segundo os bombeiros, as chamas se alastraram rapidamente e também atingiram uma área de pastagem. Por ser uma região de morros e muito acidentada, as equipes que fazem o combate por terra enfrentam dificuldades.

Dessa forma, o ataque aos focos também está sendo feito com o apoio de uma aeronave. Devido às condições do incêndio foram requisitados mais reforços com equipes de intervenção operacional, integradas com militares do Exército.

Imagem do alto da Serra Azul mostra o incêndio se alastrando — Foto: SESC Pantanal
Bombeiros, Exército, agentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de Nobres estão mobilizados para combater o incêndio florestal que já atingiu toda a parte superior da Cachoeira Serra Azul em Rosário Oeste.

Como o Parque está sobre gerência do Serviço Social do Comércio (SESC), os brigadistas das unidades de Poconé e Barão de Melgaço também estão atuando no combate às chamas.

Fogo se alastra rapidamente, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros - MT
Três veículos auto rápido florestal, um auto tanques para abastecimento de combustível de aeronave, um caminhão pipa com capacidade para 8 mil litros de água, dois caminhões com tanque reboque com capacidade para 3 mil litros de água, uma estrutura de piscina com capacidade para 15.000 litros água estão sendo utilizado para extinguir o fogo.

As equipes também contam com o apoio de moradores das fazendas da região.

A unidade de conservação não registrava incêndios há quatro anos. E, diante da situação, o Parque permanecerá fechado, provisoriamente, até o domingo (8).

FONTE: G1 MT
Postagem Anterior Próxima Postagem