WOLFGANG CLAUSSEN/PIXABAY
Dores nas costas são queixas comuns para pessoas que trabalham sentadas ou em pé o dia inteiro. A tensão muscular é a causa de grande parte dos problemas, mas exercícios de alongamento que podem ser feitos até no escritório ajudam a relaxar e a melhorar a circulação sanguínea, combatendo a fadiga muscular e o cansaço.

Esses exercícios devem ser feitos por 5 minutos, uma ou duas vezes por dia. Dependendo do tipo, o exercício pode ser realizado em pé ou sentado, e, para que se tenha o resultado esperado, é indicado que cada posição seja mantida de 30 segundos a 1 minuto.

1. Para dor nas costas e nos ombros

Para alongar as costas e os ombros e, assim, aliviar a tensão e relaxar a musculatura, é indicado:


  1. Levantar os dois braços para cima, entrelaçando os dedos. Em seguida, esticar as costas. O ideal é ficar parado nesta posição durante 30 segundos.
  2. A partir dessa posição, incline o tronco para o lado direito e fique parado nesta nova posição durante 30 segundos, e depois repita para o lado esquerdo.
  3. De pé, incline o corpo para frente sem dobrar os joelhos e, com as pernas ligeiramente afastadas, fique parado durante outros 30 segundos.

Ter uma compressa de gel que pode ser aquecida no micro-ondas ajuda quem sofre com dor nas costas e nos ombros porque passa muito tempo sentado no computador ou fica de pé, parado na mesma posição, por muito tempo.

Também é possível fazer uma compressa caseira colocando um pouco de arroz dentro de uma meia. Sempre que precisar, é só esquentá-la no micro-ondas de 3 a 5 minutos e colocar na região dolorida, deixando atuar por cerca de 10 minutos. O calor da compressa irá aumentar a circulação sanguínea no local, aliviando a dor e a tensão dos músculos, trazendo alívio para os sintomas.

2. Para evitar e tratar a tendinite no punho

A tendinite no punho acontece como consequência do movimento repetitivo, que leva à inflamação da articulação. Para evitá-la, há alguns exercícios, como:


  1. De pé ou sentado, cruze um dos braços na frente do corpo e, com a ajuda do outro, realize pressão no cotovelo enquanto sente os músculos do braço esticarem. Permaneça nesta posição por 30 segundos, depois faça o mesmo alongamento com o outro braço.
  2. Estique um braço para frente e, com a ajuda da outra mão, levante a palma da mão para cima, esticando os dedos para trás até que você sinta os músculos do antebraço alongando. Fique parado nesta posição durante 30 segundos, depois repita o mesmo alongamento com o outro braço.
  3. Na mesma posição do exercício anterior, agora volte a palma da mão para baixo, empurre os dedos e mantenha esta posição durante 30 segundos. Em seguida, faça o mesmo com o outro braço.

Quem sofre de tendinite deve optar por colocar compressas frias no local da dor, deixando-as atuar de 5 a 15 minutos. É importante envolver a compressa em um tecido fino para não queimar a pele. Em poucos minutos, o frio irá diminuir a inflamação e a dor causada pela tendinite.

3. Para melhorar a circulação nas pernas

No caso das pessoas que trabalham muito tempo sentadas, é importante levantar de vez em quando e fazer alguns exercícios de alongamento para favorecer a circulação sanguínea:


  1. De pé, com as pernas juntas uma ao lado da outra, puxe o tornozelo em direção aos glúteos e segure a posição por cerca de 30 segundos, para alongar a parte da frente da coxa. Em seguida, faça o mesmo exercício com a outra perna.
  2. Agache e estique para o lado apenas uma das pernas, mantendo o dedão do pé voltado para cima, para sentir a parte de trás e do meio da coxa alongando. Fique parado nessa posição por 30 segundos, depois faça o mesmo com a outra perna.

Esses exercícios são ótimos para ajudar a relaxar, aliviar as dores musculares e melhorar a circulação sanguínea, sendo indicados para todas as pessoas que trabalham sentadas ou de pé.

Além desses alongamentos, outras dicas importantes são evitar levantar objetos pesados de forma inadequada e sentar-se corretamente, mantendo a coluna ereta para evitar contraturas e torções musculares. Quem trabalha muito tempo de pé precisa ter o cuidado de andar alguns minutos a cada hora para evitar dor nos pés, nas costas e até mesmo inchaço nos tornozelos. (Com informações do portal Tua Saúde)

FONTE: METRÓPOLES
Postagem Anterior Próxima Postagem