Vem aí: a pílula que vai fazer você ganhar músculos sem malhar

PAWEL CZERWINSKI/UNSPLASH
Um estudo feito pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, com ratos e moscas, descobriu que uma proteína, possível de ser sintetizada em laboratório, pode mimetizar os efeitos dos exercícios físicos sem nenhum movimento ou gota de suor.

Segundo os pesquisadores, a proteína Sestrin (também produzida pelo corpo humano) se acumula nos músculos depois das atividades físicas e é uma das responsáveis pelos efeitos positivos da malhação. A Sestrin ajudaria no aumento do fluxo de oxigênio nos órgãos, no fortalecimento de músculos e ossos e na melhoria da capacidade dos pulmões, coração e artérias.

No estudo, animais que receberam a proteína, mas não fizeram nenhum exercício, ganharam músculos e queimaram mais gordura. Alguns foram geneticamente modificados para não produzir Sestrin, e, não importa quanto exercício fizessem, não conseguiam perder peso nem apresentar a tradicional melhoria do condicionamento respiratório.

“Este estudo independente novamente mostra que a Sestrin sozinha é suficiente para produzir muitos dos benefícios associados ao exercício físico“, explicou Jun Hee Lee, um dos responsáveis pela pesquisa, ao site EurekAlert.

Porém, segundo os especialistas, ainda falta muito para que a Sestrin chegue à prateleira da farmácia mais próxima. Segundo o pesquisador, as moléculas da proteína são muito grandes, então o time está trabalhando para encontrar moléculas moduladoras que sejam menores.

Além disso, os cientistas não sabem como exatamente o corpo produz a proteína durante o exercício. “Esse conhecimento é essencial para futuros estudos e pode levar a um tratamento para pessoas que não podem se exercitar“, afirma Myungjin Kim, que também participou da pesquisa.

FONTE: METRÓPOLES