Com mais de 18 mil pessoas na fila de espera, agências do INSS em MT suspendem atendimentos

Foto: TVCA/Reprodução
Os atendimentos nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram suspensos após o fechamento das agências em Mato Grosso. A medida, que passa a valer nesta segunda-feira (23), tem como objetivo prevenir a proliferação do novo coronavírus.

O INSS não está conseguindo atender e analisar os pedidos de benefícios, o que tem causado transtornos aos segurados. Atualmente, mais de 18 mil pessoas estão na fila aguardando atendimento.

No entanto, com a pandemia da Covid-19, os serviços tiveram que ser suspensos e os segurados precisarão aguardar o retorno das atividades. No entanto, ainda não há data prevista.

A decisão, segundo o INSS, se alinha às medidas de prevenção para o enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente da pandemia.

Na agência haverá apenas um funcionário de plantão, que não terá contato direto com o público. “Assim reiteramos que o segurado não deve se deslocar até as agências do INSS”, informa.

Com a suspensão, o segurado precisará fazer as solicitações pela internet no menu ‘Meu INSS’, ou pelo telefone 135, o qual está atende das 7h às 22h de segunda a sábado.

De acordo com o órgão federal, o segurado não deve ir às agências do INSS para realizar perícias médicas presenciais.

“Dessa forma, tanto nos casos do pedido de prorrogação, como para os segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e do Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, bastará que o interessado envie o atestado médico pelo Aplicativo Meu INSS”, explica.

FONTE: G1 MT