Dos 556 pacientes com suspeita de Covid-19, 42 estão internados em MT; 12 deles estão na UTI

Amostras desses casos passarão pela análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen) — Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT
A Secretaria de Saúde Estadual (SES) confirmou, nesta sexta-feira (27), 11 casos de coronavírus em Mato Grosso. Oito deles são em Cuiabá, dois em Várzea Grande, região metropolitana da capital, e um em Nova Monte Verde, a 920 km de Cuiabá. Dentro os pacientes diagnosticados com Covid-19 em MT, apenas uma mulher está internada em Cuiabá. Os demais seguem em isolamento em casa.

Em MT, conforme o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a transmissão já é considerada comunitária, quando não se tem a origem do foco.

Outros 556 casos são investigados pela secretaria por serem suspeitos do Covid-19. Dos pacientes com suspeita de Covid-19, 28 estão internados em Cuiabá, sendo que 10 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sete em Sorriso, cinco em Tangará da Serra e dois em Barra do Garças.

A SES reforça que atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por Covid-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão
  • Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.

FONTE: G1 MT