Faculdades suspendem aulas como medida de prevenção ao Covid-19 na Grande Cuiabá

Covid-19 — Foto: Fantástico/Reprodução
Algumas universidades de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, suspenderam as aulas, nesta segunda-feira (16), como forma de prevenção a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os polos 1 e 2 da Unic, localizados na Avenida Beira Rio, as três unidades da Unopar, que ficam no Centro, Coxipó e Várzea Grande, e as faculdades Fausb, Fauc e Cândido Rondon informaram ao G1 que aulas presenciais estão suspensas até o dia 23 deste mês.

Já o Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec) estendeu a suspensão até o dia 29.

As faculdades informaram que manterão apenas os trabalhos administrativos e que os professores podem orientar, tirar dúvidas e encaminhar atividades por e-mail aos alunos.

O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) informou que criou um comitê de monitoramento que acompanha em tempo real as informações e orientações dadas pelas autoridades públicas sobre o Covid-19.

De acordo com o Univag, as aulas na unidade seguem normalmente.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também suspendeu as atividades de capacitação dos aprendizes em todas as unidades de Mato Grosso até o dia 31.

Atualmente, Mato Grosso tem 14 casos suspeitos de coronavírus que estão sendo monitorados, conforme o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira. Outros sete já foram descartados. Até a publicação desta matéria não havia nenhum caso confirmado no estado.

Outras medidas

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) cancelou todos os eventos que estavam programados para a próxima semana. São eles: Ouvidoria Day, que aconteceria na segunda-feira (16), na Escola Superior de Contas, além de Consciência Cidadã e Gestão Eficaz, programados para os dias 19 e 20, em Sinop.

Entre as medidas tomadas no estado em razão da pandemia de coronavírus pelo mundo está a suspensão parcial das cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), para que os leitos fiquem à disposição de pacientes vítimas do coronavírus.

O Ministério Público Estadual (MPE) permitiu que membros, servidores e estagiários do órgão que retornarem de quaisquer países atingidos por contaminação do Coronavírus (SARS – CoV-2) ou que tiverem contato com pessoas que passaram por essas localidades possam exercer as atividades funcionais em regime excepcional de teletrabalho, durante 14 dias, contados da data do retorno ou do contato.

O 65º concurso Miss Mato Grosso 2020 foi adiado por conta do avanço do coronavírus no país. O anúncio foi feito pela coordenação do evento neste sábado (14). O concurso ocorreria no dia 20 de março em Cuiabá.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

FONTE: G1 MT