8 exercícios para fazer antes de sair da cama e começar bem o dia

Divulgação
Atire a primeira pedra quem nunca acordou com aquela preguiça de sair da cama. Em dias como esses, a motivação que falta pode ser obtida no próprio leito, com a realização de exercícios que dão um ânimo pela manhã. Criar um ritual de despertar ajuda a ativar todo o organismo com tranquilidade, preparando o corpo para mais um dia de rotina agitada.

Segundo a educadora física Stephanie Iara Heidorn, da Bodytech Company, a vantagem de se exercitar na cama é que, ao acordar, os músculos estão mais rígidos e toda a parte circulatória está fluindo de maneira diferente por permanecer horas na mesma posição – deitado

“Realizar exercícios pela manhã promove a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, melhora o humor e ainda contribui na redução dos níveis de estresse”, afirma. “Não é necessário praticar exercícios de alta intensidade para obter benefícios. Na cama é possível colocar em prática exercícios de alongamento, mobilidade, fortalecimento e meditação”, completa Stephanie.

A dica da especialista é deixar de lado o travesseiro para manter o alinhamento da superfície e, assim, proporcionar a sensação de estar em cima de um colchonete. Além disso, a sequência de exercícios deve ser feita de maneira lenta e progressiva, afinal, a ideia é despertar e preparar o corpo para as atividades que virão.

Veja a seguir oito exercícios para realizar diariamente antes de sair da cama:

1. Abrace as pernas, mantendo a cabeça apoiada na cama; sustente essa posição por 20 segundos.

2. Abrace apenas uma das pernas e estenda a outra na cama, imagine que quer alcançar algo com o pé que está apoiado; fique nesta posição por 20 segundos e troque a perna.

3. Passe um cinto ou uma faixa em um dos pés e estenda a perna para o teto, sentindo alongar a parte posterior da sua perna. Deixe a perna que está sem faixa flexionada ou estendida sobre a cama; sustente por 20 segundos e troque a perna.

4. Deite-se de lado com as pernas flexionadas, levante um dos braços para o lado, gire de barriga para cima e abra o outro braço lateralmente, fazendo uma torção de tronco; retorne para a posição inicial e repita esse movimento por cinco vezes para cada lado.

5. Leve os braços para trás, estenda as pernas e espreguice; permaneça assim por 10 segundos.

6. Suba o seu tronco, abraçando as pernas e desça estendendo os braços e pernas; repita esse movimento 10 vezes.

7. Apoie os pés na cama, com o joelho flexionado, suba e desça o quadril, mantendo pés, cabeça e ombros apoiados na cama; faça o movimento por 10 vezes.

8. Sentado na cama com os pés apoiados no chão, levante-se e sente-se novamente; 10 repetições

FONTE: CASA E JARDIM

0/Faça seu comentário