Cuiabá, VG e mais 11 municípios atingem risco mais alto da pandemia

REPRODUÇÃO
Sobe para 13 o número de municípios com risco muito alto de disseminação do novo coronavírus e que, de acordo com o novo decreto do governo do estado, devem decretar lockdown. Entre as cidades que atingiram o risco máximo estão Cuiabá e Várzea Grande. Além dos dois maiores municípios de Mato Grosso, o governo também orienta o fechamento de todo o comércio não essencial em Alta Floresta, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra. Estes municípios estão com a taxa de crescimento da contaminação (comparação dos casos no intervalo de uma semana) acima de 100%. Cuiabá, por exemplo, atingiu TCC de 121% e Várzea Grande 192%. Em Alta Floresta o TCC é superior a mil por cento e em Porto Esperidição é de 600%.

Outros 35 municípios de Mato Grosso atingiram o patamar de risco alto de disseminação do novo coronavírus e também devem tomar medidas restritivas mais duras.

Entretanto, até o momento, apenas o município de Confresa, que está com risco alto, aditou o lockdown no Estado.

Gestores dos maiores municípios, que estão com risco muito alto, adotaram até o momento apenas algumas medidas, como o toque de recolher, como é o caso de Cuiabá e Sorriso. Não há, por parte dos gestores, um indicativo de seguir a orientação do governo do Estado e fechar o comércio.

A situação hoje vai na contramão do início da pandemia, quando o governo orientava que as atividades comerciais não fossem suspensas, devido ao baixo número de casos, e grande parte das cidades paralisaram o comércio.

De acordo com o boletim divulgado pela secretaria de Estado de Saúde na tarde desta quarta-feira, o índice geral de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes com covid-19, atingiu o índice mais alto, 76,6%. Hoje há apenas 58 leitos de UTI disponíveis em todo o Estado, a grande maioria em Cuiabá.

Até o final da tarde de ontem, Mato Grosso confirmou 7.361 casos confirmados de covid-19 e 272 óbitos. Há 180 pacientes em estado grave internados em leitos de UTI e outros 166 em leitos de enfermaria.

FONTE: REPÓRTER MT

0/Faça seu comentário