Flamengo confirma saída de Jorge Jesus para o Benfica

Foto: Alexandre Vidal/CRF/ Divulgação
Após 13 meses à frente do time de futebol profissional do Flamengo, o técnico Jorge Jesus comunicou na tarde desta sexta-feira (17) aos dirigentes do clube que fechou com o Benfica, de Portugal. Embora a ida de Jesus tenha sido manchete nos principais jornais de esporte de Portugal, o técnico permanecia em silêncio.

O comunicado oficial do Flamengo sobre a saída do técnico só foi feito no começo da noite. "Apesar de lamentar a perda de seu vitorioso técnico, o Flamengo respeita esta decisão pessoal", disse o clube em nota.

A passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo foi vitoriosa. O treinador português de 65 anos superou a desconfiança enfrentada pelos técnicos estrangeiros no futebol brasileiro, acumulando vitórias e títulos.

Em 2019, foi campeão brasileiro e da Libertadores. Esse ano, conquistou também a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca, na quarta-feira (15), contra o Fluminense. Foram 22 vitórias, sete empates e duas derrotas, um aproveitamento de 76% dos pontos disputados.

Jorge Jesus já foi treinador do Benfica entre 2009 e 2015, quando teve uma passagem vitoriosa, acumulando dez taças e chegando a duas decisões da Liga Europa. Após o título continental do Flamengo, em 2019, seu nome foi cogitado para clubes de algumas das principais ligas da Europa, mas o fato de não falar inglês dificultou o acesso aos principais centros do esporte.

No Brasil, o "Mister", como passou a ser conhecido pela torcida rubro-negra, contou com o carinho do público, mas teve sua capacidade questionada por alguns treinadores brasileiros, que enxergavam na qualidade técnica do elenco do Flamengo, superior aos demais, a principal explicação para a hegemonia da equipe na última temporada.

No Benfica, Jorge Jesus terá o desafio de tentar conquistar a Taça de Portugal, com final em dois jogos, contra o rival Porto. No Campeonato Português, a situação já está definida, mesmo a duas rodadas do fim: o título já está com o Porto, e o Benfica já tem o segundo lugar garantido. Com isso, o Benfica garantiu vaga na Liga dos Campeões da Europa.

Veja abaixa a íntegra da nota do Flamengo sobre a saída de Jorge Jesus:

O Clube de Regatas do Flamengo informa que, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (17), o técnico Jorge Jesus comunicou que, exercendo seu direito contratual, está se desligando do Clube para voltar para Portugal. Apesar de lamentar a perda de seu vitorioso técnico, o Flamengo respeita esta decisão pessoal.

Nos 13 meses que Jorge Jesus dirigiu nosso time de futebol profissional, o Flamengo teve uma performance espetacular, conquistando a Copa Libertadores (2019), o Campeonato Brasileiro (2019), a Supercopa do Brasil (2020), a Recopa Sul-Americana (2020), a Taça Guanabara (2020) e, na última quarta-feira (15), o Campeonato Carioca (2020).

Em nome de toda a diretoria e dos 42 milhões de rubro-negros que formam a Maior Torcida do Mundo, o nosso maior agradecimento a ele e toda sua comissão técnica por tudo o que foi feito e o nosso desejo que continuem mantendo o enorme sucesso como tiveram conosco.

O Flamengo, seguindo o que seu hino preconiza - e que tão bem Jorge Jesus representou - continuará no seu objetivo de sempre: Vencer, vencer, vencer!

FONTE: CNN BRASIL