Pai e filho são alvos de operação da PF em garimpo ilegal

Polícia Federal
Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Papagaio de Ouro, com o objetivo de investigar a exploração ilegal de ouro na região de Pontes e Lacerda (448 km ao Oeste de Cuiabá) feita por mais de 5 anos por pai e filho. Os policiais cumprem 5 mandados de busca e apreensão em propriedades particulares expedidos pela Justiça Federal de Cáceres.

De acordo com as investigações da PF, pai e filho teriam explorado por mais de cinco anos um garimpo ilegal de grandes proporções, tendo eles obtido enormes lucros com a empreitada criminosa.

Foi constatado durante a investigação que a dupla estava prestes a vender a área em uma transação milionária. A compradora, uma mineradora da região, tentaria regularizar o empreendimento.

Na fase deflagrada nesta quinta, os bens dos investigados foram bloqueados, tendo em vista que há indícios de que a aquisição do garimpo foi quitada com os lucros da própria exploração ilícita de ouro. A Justiça também determinou o sequestro de gados, veículos, máquinas pesadas e o próprio imóvel onde está localizado o garimpo.

Nome da operação

O nome da operação é uma referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início. A área estava sendo poluída com os rejeitos do garimpo ilegal.

FONTE: GAZETA DIGITAL