Umidade do ar varia entre 12% e 20% em Rosário Oeste e Defesa Civil emite alerta

REPRODUÇÃO
A Defesa Civil estadual emitiu neste sábado (13) um alerta para os riscos causados pela baixa umidade do ar comum nesta época do ano. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20% no próximos dias em Rosário Oeste e em algumas regiões do estado. Os índices enquadram o estado na classificação de alerta, situação que é prejudicial para a saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o a umidade relativa do ar recomendada é acima dos 60%.

Segundo a Defesa Civil, com níveis de umidade baixos podem ocorrer ressecamentos de pele e garganta, dificuldade para respirar, sangramento no nariz e irritação nos olhos, além de problemas respiratórios mais sérios.

A orientação da Defesa Civil é para que a população coma alimentos mais leves, como verduras e legumes, evitando frituras e produtos industrializados.

Dentro de casa, a orientação é para que que os moradores coloquem vasilhas com água nos cômodos, ou mesmo toalhas molhadas nas janelas. O uso de umidificador de ambiente também é recomendado.

Em Rosário Oeste, segundo o  Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), neste domingo (30) a previsão é céu claro com poucas nuvens, a temperatura máxima é de 41ºC e a mínima 21ºC, a probabilidade de chover é de apenas 5%. Já a umidade relativa do ar prevista é de 13%.

Recomendações:


  • Hidrate-se durante o dia;⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀
  • Evite frituras;⠀
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;⠀
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;⠀
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;⠀
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).


Previsão para Rosário Oeste


DA REDAÇÃO

0/Faça seu comentário