Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições e diminuir a quantidade de carboidratos da alimentação, pode-se utilizar a quinoa, o amaranto, a batata doce e o espaguete de abobrinha, alimentos que podem ser adicionados a diversas preparações, como massas, sopas, saladas, sucos e vitaminas.
Além disso, são opções saudáveis para pessoas com intolerância ao glúten, que está presente no macarrão, e podem ser utilizados em diversas receitas na cozinha, oferecendo tanta variedade como o arroz ou o macarrão.
1. Quinoa
A quinoa é um pseudo-cereal rico em proteínas e fibras, que pode ser encontrado na forma de flocos, grãos ou farinha. Além disso, ela é rica ômega 3, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, ajudando a prevenir problemas cardiovasculares, osteoporose e problemas no sistema nervoso.
Como consumir: para substituir o arroz e o macarrão, deve-se utilizar a quinoa em grãos, que deve ser cozida da mesma maneira que o arroz, utilizando 2 xícaras de água para cada xícara de quinoa. Além disso, na forma de flocos ou farinha, a quinoa pode ser adicionada em saladas, sucos, sopas e vitaminas.
2. Amaranto
O amaranto é um grão rico em proteínas, fibras, ferro, cálcio magnésio e potássio, tendo propriedades importantes como prevenir câncer, proteger contra algumas condições neurológicas, acelerar a recuperação muscular e prevenir a osteoporose.
Além disso, é muito rico em antioxidantes que protegem o fígado e o coração. Possui ainda efeito anti-inflamatório, favorece a perda de peso e ajuda a diminuir o colesterol.
Como consumir: os grãos de amaranto podem ser cozidos da mesma forma que o arroz e adicionados em pratos com carne, sopas ou salada. Além disso, eles também podem ser consumidos crus juntamente frutas, leite e iogurte.
Para fazer a farinha de amaranto, basta triturar os grãos no liquidificador e adicionar a farinha em vitaminas, mingaus, bolos e sucos. Veja quais os benefícios da farinha de amaranto.
3. Espaguete de abobrinha
O espaguete de abobrinha é uma alternativa saudável, que pode ser utilizado como substituto do macarrão, trazendo a vantagem de ser pobre em calorias, sendo uma ótima opção para dietas de emagrecimento. Além disso, não contém glúten, sendo uma boa solução para pessoas com intolerância ao glúten ou com doença celíaca.
A abobrinha tem ainda diversos benefícios para a saúde por ser rica em vitamina A, carotenoides, vitamina C, cálcio e potássio.
Como consumir: cortar a abobrinha em fatias com cerca de 2 dedos de espessura, retirar as cascas e colocar sobre uma folha de papel manteiga untada com azeite, levando ao forno pré aquecida a 200ºC por cerca de 30 minutos.
Quando estiver cozida, retirar do fogo e deixar esfriar por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só separar os fios da abobrinha com a ajuda de um garfo, e utilizar com o recheio que desejar.
4. Batata doce
A batata doce é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, podendo ser consumida por diabéticos e sendo uma ótima opção para os lanche no pré treino.
A batata doce é rica em vitamina A, carotenos, vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e magnésio, sendo um carboidrato rico em antioxidantes e antocianinas, protegendo contra o câncer e doenças do coração. Além disso, possui fibras que ajudam a manter a saúde intestinal e cuida da saúde dos olhos.
Como consumir: pode ser usada na forma cozida simples ou na forma de purê, combinando bem com todos os tipos de carne.
5. Trigo sarraceno
O trigo sarraceno é um alimento muito rico em proteínas, fibras, antioxidantes e minerais como magnésio, manganésio, ferro e fósforo, além de não conter glúten.
Devido à sua composição em fibras, o trigo sarraceno mantém a saúde intestinal, aumenta a sensação de saciedade e controla os níveis de açúcar no sangue, favorecendo a perda de peso e podendo ser consumido por pessoas diabéticas.
Como consumir: este grão pode ser preparado da mesma forma que o arroz. Para isso, deve-se colocar 1 xícara de trigo sarraceno por cada duas de água, deixando cozinhar por 20 minutos, aproximadamente.
A farinha do trigo sarraceno pode ser utilizada para preparar bolos, tortas e panquecas, por exemplo. Além disso, também se pode comprar macarrão preparado com trigo sarraceno.
FONTE: TUA SAÚDE
Postar um comentário