Estado de Mato Grosso tem 112 prefeitos aptos para a reeleição

Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostrou que em Mato Grosso 112 dos 141 prefeitos podem se candidatar para a reeleição, o que representa 79,4% do total. Apesar do número, alguns gestores já desistiram do pleito, como a prefeita de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), Rosana Martinelli (PL).

No país, dos 5.568 prefeitos 4.384 podem se candidatar para a reeleição, ou seja, 78,7%. Nesse ano, devido à pandemia da covid-19 as eleições foram adiadas de outubro para 15 de novembro e, além disso, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) deverão tomar medidas de biossegurança para evitar a transmissão do vírus.

Ainda segundo o levantamento da CNM, em Mato Grosso, dos 112 prefeitos aptos para a reeleição, 97 são homens e 15 são mulheres. Esse quadro condiz com o cenário nacional, onde 88% dos gestores que podem sair para a reeleição são do sexo masculino.

Outro ponto de destaque do levantamento são os prefeitos com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus e, caso decidam participar das eleições, devem tomar ainda mais precauções.

No estado é o caso de 20 gestores, como José Carlos do Pátio (SD), prefeito de Rondonópolis (212 km ao sul) que tem 61 anos. No Brasil, outros 1.020 prefeitos estão nessa faixa etária.

FONTE: GAZETA DIGITAL

0/Faça seu comentário