Onda de calor poderá disparar termômetros para até 47º C

Otmar de Oliveira

Uma onda de calor que atinge a região Centro-Oeste e outras partes do Brasil poderá provocar um aumento súbito da temperatura nesta semana. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que, no próximo domingo (04), Cuiabá poderá registrar até 47º C, valor que supera a média histórica da Capital.

Caso a previsão se confirme, Cuiabá quebrará pela segunda vez, em um intervalo de menos de um mês, a média histórica dos últimos cem anos. Conforme noticiado pelo portal , no dia 12 deste mês a Capital já havia atingido a marca dos 42,6º C, que foi a maior temperatura registrada pelo Inmet na cidade desde o ano de 1911.

A nova onda de calor vem em um momento de transição entre o período de seca e o início da temporada de chuvas no estado. Neste ano, Cuiabá ficou 121 dias sem registrar chuva. A expectativa das autoridades competentes, seguindo o comportamento da região, é que as chuvas devem se intensificar já no próximo mês.

Bateu recorde neste ano também o índice de focos de incêndios em Mato Grosso, superando médias históricas e provocando um cenário no qual a fumaça das queimadas, o calor e o tempo seco prevaleceram sobre a população do estado.

Ainda segundo o Inmet, a previsão aponta para continuidade do tempo seco, com umidade relativa do ar mínima que pode chegar a casa dos 10% - valor considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta quinta-feira (01), os termômetros poderão registrar até 41º C na Capital. O valor máximo da temperatura crescerá gradualmente, alcançando os 44º C na sexta-feira (02). No sábado (03), Cuiabá poderá chegar aos 45º C e, no domingo (04), os sensores devem registrar até 47º C.

FONTE: GAZETA DIGITAL

0/Faça seu comentário