Presidente do TRE prevê abstenção de 580 mil eleitores em MT

REPRODUÇÃO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Gilberto Giraldelli, prevê uma abstenção de 25% nas eleições que serão realizadas neste domingo (25). A percentagem representa 580 mil eleitores de 2,3 milhões aptos a votar em todo Estado.

“Historicamente se fala em 20% a 25%, eu não creio que esse ano seja diferente disso. Nós temos a medida de contenção que foram muito bem tomadas”, disse, em entrevista coletiva virtual na manhã deste sábado (14).

O presidente também tranquilizou os eleitores, pois a Justiça Eleitoral vai garantir a segurança sanitária dos eleitores e das pessoas que vão trabalhar no pleito. Ainda segundo Giraldelli, o Tribunal Superior Eleitoral foi muito “diligente” ao prorrogar a eleição para 15 de novembro, pois os números da pandemia estão menores em relação ao início de outubro.

“Nós não tínhamos um ambiente saudável, de segurança, de saúde pública para realizar as eleições no começo de outubro”, pontuou.

Caso a previsão do TRE/MT se cumpra, em Cuiabá 94 mil eleitores deverão faltar nas urnas dos 378 mil eleitores aptos a votar. Já em Várzea Grande, o número gira em torno de 40 mil eleitores. O município tem 160 mil eleitores que podem votar.

FONTE: REPÓRTER MT