13 pessoas morrem e mais de 800 são infectadas em 24h

Christiano Antonucci/Secom

Treze pessoas morreram e 871 novos casos de contágio pela covid-19 foram notificados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nas últimas 24 horas. Dados do boletim emitido nesta sexta-feira (18) apontam que Mato Grosso já contabiliza 4.316 óbitos e mais de 171,4 mil infecções pela doença.

Ainda segundo o boletim, o estado tem ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na casa dos 45%, enquanto cerca de 16% dos leitos de enfermarias também estão sendo utilizados. Ambos os índices dizem respeito à ocupação total das unidades, seja por pacientes com covid-19 ou outras condições clínicas.

Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande seguem liderando o ranking estadual em casos de contágio. Porém, cidades menores do interior ainda têm as maiores taxas de mortalidade da doença.

Hoje, oito hospitais mato-grossenses estão classificados com tarja vermelha, que indica ocupação de leitos de UTIs igual ou superior a 60%. Outras dez unidades têm tarja amarela enquanto apenas três hospitais estão com classificação verde.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que 7.110.434 casos do novo coronavírus foram detectados, dos quais em cerca de 184,8 mil ocorrências as vítimas não resistiram à doença e morreram.

FONTE: GAZETA DIGITAL