Com 4 mortes em 2021, Nortelândia teme circulação de nova cepa

REPRODUÇÃO

A Secretaria de Saúde de Nortelândia (a 261 km de Cuiabá) investiga a possibilidade da nova cepa do coronavírus, detectada pela primeira vez em Manaus (AM), já estar em circulação no Município. De acordo com o titular da Pasta, Flávio de Sá, ainda não há confirmações e o caso é acompanhado por médicos da cidade. 

Em entrevista a Rádio Difusora de Nortelândia, a médica do Programa de Saúde da Família (PSF 2) Thais Paesano explicou que o número de internações e de óbitos aumentou em comparação aos registrados no ano passado. 

A médica também percebeu que pacientes com Covid-19 começaram a demandar por internação entre cinco e seis dias de sintomas. 

No entanto, o estudo que pode constatar a circulação do vírus não pode ser feito pelo Município. 

"Se fizermos uma comparação, no ano passado todo de pandemia, que começou aqui [em Nortelândia] mais ou menos em maio, quando tivemos os primeiros casos, foram sete óbitos em oito meses. Este ano, com menos de dois meses, já temos três mortes. Então é um aumento significativo". 

Conforme o secretário de Saúde, foi constatada uma "mudança nos sintomas" entre os pacientes contaminados pela Covid-19. Um morador de Manaus (AM), infectado pelo novo coronavírus, teria visitado a cidade no final do ano. 

Com 5.989 habitantes, Nortelândia já registrou 379 casos confirmados da Covid-19. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 12 pacientes estão em isolamento domiciliar e 11 morreram. 

MÍDIA NEWS

0/Faça seu comentário