Política EDUCAÇÃO

Wilson reforça compromisso por políticas inclusivas

Wilson Santos diz que Estado deve garantir qualidade de ensino aos estudantes com transtornos de aprendizagem

14/07/2021 15h09
Por: Redação Fonte: NOTÍCIA MAX
Reprodução
Reprodução

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) reiterou seu compromisso com a educação inclusiva ao defender que o governo do estado tenha políticas públicas para atender estudantes das diferentes faixas etárias que tenham transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia e disgrafia.

A declaração do parlamentar foi dada nesta quarta-feira (14), na Secretaria de Estado de Educação, durante o lançamento da cartilha “Orientações pedagógicas para reconhecimento de sinais indicativos de estudante com dislexia”.

O evento contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Estadual (MPE) e entidades sociais.

“As pessoas com dislexia ou outro transtorno têm plena capacidade de aprendizagem. São pessoas que precisam ser compreendidas para potencializar suas habilidades. No Parlamento, tenho desenvolvido atividades para contribuir com o Executivo e levar conhecimento à população e aos profissionais da educação”, disse.

O deputado Wilson Santos lembrou que sua ideia de patrocinar debates a respeito da dislexia e outros transtornos de aprendizagem culminou na aprovação pela Assembleia Legislativa do Plano de Atenção Educacional Especializado (PAE), já sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM).

A Lei 11.239 assegura aos estudantes das instituições públicas e privadas a avaliação diagnóstica e o acompanhamento educacional especializado aos alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem.

Há ainda outras cinco leis sancionadas de autoria do deputado Wilson Santos que já estão em plena vigência e favorecem pessoas com transtornos de aprendizagem. Uma delas garante uma hora a mais para realização de provas em concursos públicos aos dislexos e atendimento especializado nas provas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (Detran).

Em outubro, será realizado o 6º Simpósio da Dislexia, em uma iniciativa da Assembleia Legislativa liderada pelo deputado Wilson Santos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias