26°

Poucas nuvens

Rosário Oeste - MT

Polícia COVID E EDUCAÇÃO

"Sintep faz sindicalismo sectário; maioria quer voltar às aulas"

Governo marcou o reinício das atividades em sala de aula para o próximo dia 3; Sintep contesta

30/07/2021 às 19h32
Por: Redação Fonte: MÍDIA NEWS
Compartilhe:
“O sindicato faz um sindicalismo que ao meu ver está perdendo o objetivo. É sectário. Sempre do contra. Isso não é aquilo que a sociedade e a maioria dos professores querem para a nossa educação”, afirmou na manhã desta segunda-feira (26). “Perguntei
“O sindicato faz um sindicalismo que ao meu ver está perdendo o objetivo. É sectário. Sempre do contra. Isso não é aquilo que a sociedade e a maioria dos professores querem para a nossa educação”, afirmou na manhã desta segunda-feira (26). “Perguntei

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou duramente o posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) quanto à possibilidade do não retorno às atividades escolares presenciais.

Após mais de um ano sem aulas presenciais devido à pandemia, o Governo do Estado programou o retorno às aulas de modo híbrido (online e presencial) para ocorrer no próximo dia 3 de agosto. 

O Sintep, no entanto, emitiu comunicado afirmando que o retorno às aulas só ocorrerá após assembleia geral com os profissionais da Educação. O sindicato é favorável ao retorno das atividades apenas quando houver 100% da comunidade escolar vacinada contra a Covid-19.

Para Mendes, o Sintep tem uma atuação “sectária” e “do contra” posto que diversos educadores com quem ele dialoga apontam a vontade de retomar as atividades presenciais. 

“O sindicato faz um sindicalismo que ao meu ver está perdendo o objetivo. É sectário. Sempre do contra. Isso não é aquilo que a sociedade e a maioria dos professores querem para a nossa educação”, afirmou na manhã desta segunda-feira (26).

“Perguntei inclusive para muitos [educadores] que disseram que estavam prontos, preparados e ansiosos para estar em sala de aula. Tenho certeza que independente da posição sindical a maioria da rede quer voltar, e as aulas vão se iniciar no dia 3”, completou.

Mendes relembrou dos investimentos realizados na infraestrutura da Educação e outros recursos destinados a Pasta. Segundo ele, em viagens feitas ao interior chegou a se emocionar com relatos. 

“A gente respeita o sindicato e a representação, porém eu andado bastante por Mato Grosso. No último fim de semana passei três dias viajando pelo Araguaia, e eu até me impressionei com a quantidade pessoas da Educação que vinham ao nosso encontro e a maioria externando a satisfação e alegria do que está vendo na educação de Mato Grosso algo que eles nunca sonharam em ter”, disse. 

“Alguns depoimentos até me emocionaram. Professoras que me diziam que estavam aposentando com uma tristeza muito grande, porque passou a vida inteira vendo a educação sem atenção que deveria ter”, revelou. 

Volta às aulas judicializada

Recentemente, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu os efeitos de uma lei que condicionava o retorno das aulas presenciais na rede estadual à imunização de todos os profissionais da Educação.

Desta forma, o Estado ficou autorizado a programar o retorno das aulas no sistema híbrido no dia 3 de agosto.

Dias depois, o presidente Sintep, Valdeir Pereira, criticou o Judiciário e afirmou que as aulas só seriam retomadas caso os professores quisessem.

"O Sintep Mato Grosso se pauta pela legislação, mas decisões judiciais não são quem determinam neste momento em que ainda estamos em uma pandemia o retorno ou não das atividades nas nossas unidades escolares", disse.

Uma assembleia geral entre os educadores está programada para ocorrer de modo virtual no dia 2 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rosário Oeste - MT Atualizado às 05h32 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 42°

Qua 39°C 24°C
Qui 39°C 25°C
Sex 40°C 25°C
Sáb 39°C 26°C
Dom 40°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias