26°

Poucas nuvens

Rosário Oeste - MT

Geral ALERTA

Mudança climática registra mais de 600 mil raios durante três dias em Mato Grosso

Para o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta de tempestades para 20 dias.

10/09/2021 às 11h54
Por: Redação Fonte: GAZETA DIGITAL
Compartilhe:
Chico Ferreira
Chico Ferreira

Em 3 dias dessa semana, Mato Grosso registrou 601 mil raios em todo território. As descargas elétricas provocadas pela mudança climática e chegada de chuvas causou interrupção no fornecimento de energia em várias localidades. Para o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta de tempestades para 20 dias.

Segundo a empresa Energisa, as descargas elétricas ocorrem por conta da brusca troca de temperatura quanto maior for a diferença entre o ar frio que chega e o ar quente que já está no lugar, mais forte é o vento e a chuva gerados.

Nesses dias citados, o impacto foi maior na região de Sinop (500 km ao Norte). Em cidades como Alta floresta, Paranaíta, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Novo Mundo o volume de ocorrência foi quase 4 vezes maior que o normal. Mas também há pontos de atenção nas regiões metropolitana e de Rondonópolis.

“O que se deve ter atenção é a força dessa mudança climática. Ter chuva é normal. Ter tempestade o tempo todo não. Mas esse é um evento que precisa ser estudado melhor. Agora é importante dizer que essas condições de calor entrando em choque com a umidade, geram nuvens com grandes extensões, criando temporais”, explica o climatologista na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques.

Conforme explica a empresa, por conta do grande volume de descargas elétricas houve aumento dos casos de interrupção no fornecimento de energia. Nos 3 dias registradas 3,7 mil ocorrências, mais que o dobro do volume normal verificado.

“Algumas regiões preocupam mais porque são de difícil acesso. Árvores inteiras caíram sobre a rede e os raios danificaram alguns equipamentos, mesmo com todo sistema de proteção que nós temos. Mas é importante dizer que nós priorizamos e redirecionamos nossos reforços para atender a falta de energia”, garante o gerente de operação da Energisa Mato Grosso, Thiago Martins.

Com a chegada do tempo chuvoso, a atenção deve ser direcionada a poda de árvores com galhos próximos a rede elétrica. A empresa faz a poda preventiva, mas os moradores também devem ficar atentos ao cenário em torno de casa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rosário Oeste - MT Atualizado às 05h32 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 42°

Qua 39°C 24°C
Qui 39°C 25°C
Sex 40°C 25°C
Sáb 39°C 26°C
Dom 40°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias