35°

Pancada de chuva

Rosário Oeste - MT

Rosário Oeste ROSÁRIO OESTE

Assentamento Fonte de Luz recebeu palestra orientativa dos Bombeiros em Rosário Oeste

A palestra foi realizada Barracão da Associação e contou com a presença dos moradores do local.

19/10/2021 às 07h39
Por: Redação Fonte: ASSESSORIA
Compartilhe:
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

No último sábado (16/10) às 09:00, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar juntamente com as equipes da Brigada Municipal Mista de Rosário Oeste – Brigada Guará, realizou uma palestra orientativa contra as queimadas para os moradores da Assentamento Fonte de Luz, localizada na área rural do município.

A palestra foi realizada Barracão da Associação e contou com a presença dos moradores do local.

Estiveram também presentes a Sra Cíntia Félix – Coordenadora de Defesa Civil municipal, a Sra. Cristiane Anzil – Presidente da Associação dos assentados, a Sra. Edileuza, além do Sr Amilson Naponoceno – Presidente da Câmara Municipal de Rosário Oeste – MT e Vereador George Ribeiro.

Como tema principal foi tratado sobre a prevenção de queimadas, entretanto o 2º Tenente BM Delfino e o Sd Cyro e o Brigadista Adão Martins – chefe dos Brigadista da BMM, falaram sobre a importância de se preservar a vegetação nativa e o quanto isso afeta no ciclo hidrológico, principalmente pela região de Rosário Oeste e Nobres estarem as nascentes do Rio Cuiabá, um dos afluentes do Rio Paraguai que é o principal rio que banha o Pantanal Matogrossense.

Como prevenção às queimadas, os Bombeiros Militares ressaltaram a importância de se buscar reciclar os resíduos sólidos e se utilizar da compostagem como uma solução para as folhas que caem nos quintais.

Além disso, orientaram aos moradores não realizarem a queima dos restos de culturas, como pastagem e plantios, pois além de matarem os micro-organismos do solo que atuam na decomposição da matéria orgânica, a eliminação da palhada deixa o solo exposto a maior perda de umidade e maior risco de erosão com assoreamento dos rios.

No final o Pastor Jairo fez a oração final e agradeceu pelo trabalho da Brigada.

O Vereador Amilson se colocou a disposição para ajudar no que for possível e convidou todos para ir conhecer a Câmara Municipal e a participarem das sessões plenárias e também agradeceu ao Prefeito municipal Alex Berto pelos trabalhos desenvolvidos na região com a manutenção das estradas vicinais e a cessão de trator para gradear os lotes dos assentados para ajudar no desenvolvimento da agricultura familiar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rosário Oeste - MT
Rosário Oeste - MT
Sobre o município Rosário Oeste é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Possui uma área de 8530,37 km² e sua população foi estimada em 17 054[2] habitantes, conforme dados do IBGE de 2020.
Rosário Oeste - MT Atualizado às 17h42 - Fonte: ClimaTempo
35°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 35°

Dom 31°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias