35°

Pancada de chuva

Rosário Oeste - MT

Geral RIVALIDADE

Rivalidade entre MS e MT chega ao turismo: Nobres se considera 'linda' e quer desbancar Bonito

“Nobres é mais que Bonito, é lindo”, diz o provocativo slogan usado pelo município para chamar atenção

24/11/2021 às 07h51 Atualizada em 24/11/2021 às 08h03
Por: Redação Fonte: MÍDIA MAX
Compartilhe:
Lago de flutuação em Nobres, à esquerda, e outro semelhante em Bonito, à direita - (Foto: Reprodução)
Lago de flutuação em Nobres, à esquerda, e outro semelhante em Bonito, à direita - (Foto: Reprodução)

“Nobres é mais que Bonito, é lindo”. É com esse slogan que a cidade de Nobres, em Mato Grosso, a 120 quilômetros de Cuiabá, tenta chamar atenção e se equiparar a Bonito, um dos destinos mais famosos do mundo quando o assunto é ecoturismo, e que fica em Mato Grosso do Sul.

A comparação forçada é usada como estratégia pelo município, de pouco mais de 15 mil habitantes, para atrair o mesmo perfil de turista de Bonito, já que oferece atrativos muito semelhantes, como lagos e rios cristalinos em meio à natureza, trilhas, passeios radicais, pousadas e tudo dentro das florestas do Cerrado mato-grossense.

A tentativa de se mostrar mais interessante que o paraíso sul-mato-grossense tem dado relativamente certo e, cada vez mais, Nobres tem sido objeto de interesse, tanto das pessoas quanto da mídia. Recentemente, a coluna Turismo de Valor, assinada pelo jornalista Leonardo Vasconcellos, que já esteve em Bonito, fez um artigo comparando as duas cidades.

Ele destacou em seu texto principalmente a questão dos valores, naturalmente mais baratos em Nobres, já que existe uma demanda infimamente menor. Fora isso, alguns passeios são muito semelhantes, como mergulhos e flutuação em águas cristalinas.

Porém, a comparação nem sempre pega bem. Em resposta à postagem do artigo no Facebook, um usuário morador de Cuiabá reclamou. “Mencionar que 'Nobres é mais que bonito, é lindo', com referência a cidade de Bonito-MS, além de transparecer falta de ética, dá a impressão de inveja e complexo de inferioridade e isso é totalmente desnecessário. Nobres e Mato Grosso não precisam disso, reflitam sobre essa observação, podem estar dando um 'tiro no pé' com esse slogan comparativo”, disse ele.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, a secretária de turismo de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, botou panos quentes em qualquer rixa possível. “Penso que cada lugar do Brasil tem suas maravilhas e Bonito já está consolidado como melhor destino de ecoturismo do país, inclusive com prêmios nacionais e internacionais. Não temos competição com eles da nossa parte. Estamos fazendo nosso trabalho. Torço para que outros destinos sejam reconhecidos e estruturados no país”.

A reportagem tentou contato com algum representante da Prefeitura de Nobres, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nobres - MT
Nobres - MT
Sobre o município Nobres é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. O município está localizado junto ao rio cuiabá tendo os rios serragem e nobres, que atravessam a cidade, desaguando no Cuiabá. Desta maneira nobres faz parte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
Rosário Oeste - MT Atualizado às 17h42 - Fonte: ClimaTempo
35°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 35°

Dom 31°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias