26°

Muitas nuvens

Rosário Oeste - MT

Economia RISCO

Inmet alerta para risco de estiagem na segunda safra de milho

Os meses de maio até setembro são marcados pelo período seco, quando massas de ar seco impedem a formação de nuvens de chuva

11/05/2022 às 13h26
Por: Redação Fonte: POWER MIX
Compartilhe:
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, neste ano, a estiagem pode afetar a produção de milho segunda safra no Brasil.

Os meses de maio até setembro são marcados pelo período seco na região central do Brasil, quando massas de ar seco impedem a formação de nuvens de chuva.

Os acumulados de chuva variam normalmente entre 10 mm e 80 mm, sendo que em junho e julho são os mais críticos, com volumes de chuva inferiores a 40 mm.

O estado do Mato Grosso, maior produtor da cultura do milho segunda safra, já vem sofrendo com a estiagem desde abril.

Algumas localidades estão com mais de 25 dias sem chuvas, o que pode impactar no desenvolvimento da cultura do milho segunda safra e, consequentemente, causar possíveis quebras na produtividade.

A previsão climática do Inmet indica chuvas dentro da média climatológica em grande parte do estado nos meses de maio, junho e julho, com acumulados previstos entre 40mm e 100 mm, enquanto para o norte do estado, as chuvas podem ficar ligeiramente acima da média.

O agrometeorologista Cleverson Freitas explica que, como a falta de chuva pode prejudicar o desenvolvimento do milho, as altas temperaturas, acima de 35°C, podem também impactar severamente a fenologia e consequentemente a produtividade.

“A temperatura prevista para o mesmo trimestre, poderá ficar dentro e ligeiramente acima da média, principalmente no mês de julho. Normalmente, os maiores acumulados de chuva na região ocorrem a partir do mês de setembro, entretanto devemos estar atentos às atualizações dos boletins agroclimáticos mensais emitidos pelo Inmet”, afirma.

O instituto ressalta a importância de o produtor considerar as previsões meteorológicas para diminuir os riscos e ter maior produção e lucro na plantação.

As informações sobre a previsão do tempo em sua localidade são fornecidas de forma gratuita, considerando a inclusão das áreas produtoras de diferentes culturas para todo Brasil.

O Agromet é a plataforma que disponibiliza em tempo real dados das Estações Meteorológicas do Inmet, previsão do tempo para sete dias a partir daquele ponto, imagens de satélite, tendência de queda nas temperaturas, excesso ou falta de chuva, umidade relativa do ar. É possível também mapear as culturas do algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, bem como culturas de inverno e de verão.

Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, que oferece ferramentas de monitoramento e previsão do balanço hídrico e produtividade em diferentes culturas, além de previsão de condições favoráveis à formação de geada. O Sisdagro fornece ainda informações agroclimatológicas referentes ao balanço hídrico e dias aptos ao manejo agrícola.

O Agromet está disponível em mapas.inmet.gov.br, no portal do Inmet e no aplicativo de Previsão de Tempo: Inmet disponível para Android e IOS. E o Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rosário Oeste - MT Atualizado às 16h19 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

Ter 26°C 16°C
Qua 22°C 12°C
Qui 22°C 8°C
Sex 23°C 7°C
Sáb 27°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias